Curiosidades

Porquê o laço vermelho para simbolizar o dia da luta contra a sida?

O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a aids. O projeto do laço foi criado, em 1991, pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de New York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam a morrer de Sida.

O Visual Aids tem como objetivos conscientizar as pessoas para a transmissão do HIV/aids, divulgar as necessidades dos que vivem com HIV/aids e angariar fundos para promover a prestação de serviços e pesquisas.

O laço vermelho foi escolhido por causa de sua ligação ao sangue e à idéia de paixão, afirma Frank Moore, do grupo Visual Aids, e foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos da Guerra do Golfo.

 

Dia Mundial da luta contra a Sida

O Dia Mundial de Luta Contra a Sida é comemorado a nível mundial no dia 1 de Dezembro.

Este dia visa alertar as populações para a necessidade de prevenção e de precaução contra o vírus da SIDA. Este vírus ataca o sistema sanguíneo e o sistema imunológico do doente.

A data tem ainda o objetivo de lembrar todas as vítimas que faleceram ou estão infetadas com a doença.

A SIDA ou VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana) foi descoberta no ano de 1981 e matou mais de 30 milhões de pessoas em todo o mundo. África é o continente onde a SIDA tem feito mais vítimas.

 

Liga portuguesa contra a Sida

A Liga Portuguesa Contra a Sida (LPCS) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos e de Utilidade Pública, reconhecida como Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, fundada em Outubro de 1990.

Objectivo:
Apoiar os indivíduos infectados e afectados pelo VIH/SIDA, chamando a atenção da sociedade para a gravidade desta epidemia.

Actividades:

Disponibilização de serviços gratuitos e confidenciais, abrangendo áreas de intervenção prioritárias na problemática do VIH/SIDA, tais como: apoio psicológico, social, jurídico, nutricional, hospitalar, grupos de inter-ajuda e a linha telefónica de apoio SOS SIDA, em Lisboa e Odivelas;

Promoção de acções de sensibilização, informação e prevenção a públicos diversificados (ex: Bailes da Ribeira);

Organização/dinamização de cursos de formação (VIH/SIDA, Nutrição);

Participação em actividades para divulgação dos serviços prestados, angariação de fundos e/ou desenvolvimento de campanhas de prevenção;

Desenvolve ainda, projectos com países em vias de desenvolvimento.